Por que só acontece comigo?


Esta é uma pergunta que provavelmente já se fez.

Nós, profissionais da psicologia, costumamos ouvi-la muitas vezes.


A primeira razão para termos essa impressão é que só conhecemos a vida a partir de nossa própria experiência. Podemos ouvir pessoas contando suas próprias experiências de vida, ler livros e assistir filmes que adoram brincar com a ideia de ser outro alguém, mas na vida em que a gente vive, o ponto de referência será sempre a nossa vivência.


Isso acontece porque são as nossas experiências, desde o nosso primeiro dia de vida, que vão dando forma a pessoa que somos hoje.


Você é a soma de seus sentimentos.


Todas as situações pelas quais você já passou, incluindo as mais fáceis e menos fáceis de passar, estão de alguma forma guardadas dentro de você e influenciam em sua forma de ser quem é.


É sobre isso que nós, psicólogos, estudamos para compreender melhor e buscar ajudar pessoas, como você.



Posso dizer que não, não acontece só com você.

 

O que acontece é que cada pessoa reage de forma diferente em seus períodos de dúvida. Então, todos temos problemas, mas certamente você tem seu jeito particular de agir e reagir quando encontra um problema. Daí a sensação de que acontece “só” com você.

 

(Ao processo de se colocar na posição de outra pessoa, assim como sentir que o outro é capaz de se colocar na mesma posição que nós, damos o nome de empatia. Maas este pode ser assunto para um outro papo...)


Se você tem encontrado as mesmas situações se repetirem em sua vida e gostaria de pensar a respeito para encontrar um final diferente, a psicoterapia pode ser o lugar ideal pra você enfim entender porque o que acontece com você “só” acontece com você.


Seria incrível encontrar algumas respostas, não acha?




Pages