O que é codependência?

Você já ouviu a palavra codependência antes? Sabe qual é o seu significado? Como saber se você é codependente de alguém? Buscarei responder estas questões neste artigo.


Consultando o dicionário, observamos que o prefixo "co-" tem significado de companhia e simultaneidade. Chegamos aqui na primeira definição da palavra.


Quando falamos de codependência, falamos de uma pessoa que é dependente junto de outra pessoa, que depende junto.



O uso da palavra codependência surgiu primeiramente relacionada aos familiares de dependentes químicos. Algumas famílias que viviam a angústia de ver um ente fazendo uso abusivo de substâncias começaram a se reunir e observar que compartilhavam de muitas características semelhantes.


Enquanto aquele indivíduo era dependente de álcool e/ou drogas, seu familiar era dependente de cuidar dele a todo custo e viver em função disso, como duas faces de uma mesma moeda.


Daqui então o "depender junto".



Neste primeiro momento, em torno da década de 70, para se encontrar um codependente era preciso antes buscar por um dependente de substâncias. Porém, com o passar do tempo, a compreensão evoluiu e se percebeu que também haviam codependentes em contextos sem a presença de drogas, como por exemplo o trabalho e em relacionamentos amorosos.


Aqui, chegamos à definição mais atual da palavra. Codependência consiste em depender da dependência do outro em relação a si mesmo. "Sem o outro, não sei quem sou."


O codependente costuma tomar atitudes, conscientes ou não, que colocam o bem-estar do outro em primeiro lugar de sua vida. Sua necessidade de ser cuidado, aceito, amado e importante é expressa na tentativa de cuidar do outro pela expectativa de assim também receber afeto.


Porém, na maioria dos casos, o outro não dá a resposta que o codependente espera. Mesmo quando todo esse esforço causa dor e sofrimento, o codependente acaba por repetir estas atitudes por sentir culpa e medo de ser abandonado pelo outro.


Este comportamento se torna um ciclo que se repete seguidas vezes, gerando cada vez mais preocupação e frustração.




O desequilíbrio emocional causado por relacionamentos que seguem esse padrão são o principal sintoma de uma pessoa codependente. E caminhos para buscar novamente este equilíbrio são necessários.


Um caminho surge a partir da irmandade Codependentes Anônimos (CoDa), grupo semelhante aos Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA) em que pessoas que se identificam com características em comum se reúnem para unir forças e descobrir estratégias de enfrentamento.


Outro caminho pode ser a ajuda profissional de um profissional de saúde mental, como eu. Por estudarmos o comportamento e a mente humana, estamos capacitados para ajudar o codependente a lidar com suas dificuldades e viver suas emoções de forma mais saudável.


Vale dizer que estes são não caminhos excludentes, mas muito pelo contrário, podem ser complementares.


Estar sozinho pode parecer assustador para quem depende do olhar do outro para se reconhecer. Mas, aprendendo mais sobre si e como lidar com suas emoções, é possível (re)agir melhor diante da dependência.



Pages