O ciclo da motivação

Muitas pessoas costumam me consultar sobre o assunto MOTIVAÇÃO nos mais diversos contextos (codependência ou infelicidade no trabalho são alguns exemplos). Como existem muitos estudos sobre o tema, trago hoje para vocês de uma forma simples como ocorre o ciclo da motivação.


Quando falamos em motivação, estamos buscando entender de que forma as pessoas alteram seu comportamento para obter satisfação. Vamos observar o esquema (arraste para o lado).
O ser humano, de um jeito ou de outro, busca estar em EQUILÍBRIO (estar "de boa"). Mas isso acontece de forma dinâmica, porque sempre surge algo que nos tira do equilíbrio, e chamamos isso de NECESSIDADE. Precisamos comer, dormir ou nos sentir amados, por exemplo.
Por causar desequilíbrio, estas necessidades nos causam ESTRESSE. E esta sensação só irá acabar quando estas necessidades forem satisfeitas plenamente. Somente ao encontrar SATISFAÇÃO, voltamos ao equilíbrio.


Agora, uma pergunta: Você se sente desequilibrado, mesmo que não saiba bem o motivo? Isso significa que existe alguma necessidade em você que precisa ser satisfeita. Exemplos disso poderiam ser o desejo de ser respeitado(a), valorizado(a) ou encontrar-se como pessoa.
Se você não sabe por onde começar, aqui vai um conselho: busque descobrir qual necessidade é esta. Pois enquanto não compreendê-la bem, será difícil saber qual a melhor forma de agir.


Pages