Costumo ouvir de amigos e clientes a seguinte pergunta: será que sou (ou estou me tornando) dependente de álcool? E minha resposta costuma vir pautada em duas características marcantes sobre a dependência de álcool:


A BEBIDA DEIXA DE DAR PRAZER: O consumo de álcool em pequenas doses traz sensação de relaxamento e diminui o nível de ansiedade, sendo este um dos motivos para estar presente em celebrações e eventos sociais há milhares de anos. Mas, em dado momento, o bebedor deixa de perceber esta sensação de prazer, mesmo aumentando a dose.

A FALTA DE BEBIDA TRAZ DESPRAZER: Outra característica marcante na dependência do álcool é a chamada síndrome de abstinência. Mesmo não sentindo prazer ao beber, a pessoa bebe para não experimentar o desprazer que é traduzido em sintomas como tremor das mãos e aumento da frequência cardíaca.



Portanto, se você tem dúvidas sobre ser ou não ser dependente em álcool, observe de forma cuidadosa estas duas características. Não hesite em pedir ajuda de uma pessoa de sua confiança caso sua resposta seja positiva.